terça-feira, 2 de maio de 2017

Saiba+


O prefeito João Doria decidiu apagar os grafites na cidade de São Paulo no início deste ano, em uma ação que faz parte do programa Cidade Linda, que visa combater a poluição visual. Com o pretexto de embelezar a cidade, muitas obras de arte foram apagadas e taxadas como pichação. Como reação, pichadores deixaram recados ao prefeito em vários pontos da Cidade. Após a grande polêmica gerada o prefeito voltou atrás e permitiu os grafites em alguns pontos da cidade iniciando um projeto como “museu de arte de rua a céu aberto”, mas deixando bem claro que será inadmissível a presença de pichadores. A dúvida de muitos é qual a diferença entre pichações e grafite? 


No saiba mais de hoje vamos esclarecer essa dúvida! 


A principal diferença é que a pichação advém da escrita, enquanto o grafite está diretamente relacionado à imagem. Cada vez mais o grafite vai ganhando espaço e sendo reconhecido como arte de rua, já as Pichações são conhecidas em alguns casos como vandalismo por serem ligadas na maioria das vezes a “pixos” que são assinaturas do apelido do grafiteiro, nome de um grupo,ou tipografia, já em outros casos está ligada a alguma frase política.Ambas as práticas são feitas com tintas spray ou em lata. É sempre bom lembrar que todas as duas formas são poluição visual pelo fato de terem muitas vezes muita mistura de cores e informações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leis e aspectos jurídicos em relação à poluição visual.

A poluição visual é um grande problema que pode acarretar danos aos indivíduos, tanto físicos quanto mentais. A Constituição Federal tem co...